Sistemas On-Premise vs cloud
Devido aos avanços tecnológicos, uma das facilidades que as empresas vêm buscando é a utilização de sistemas que facilitem a gestão do negócio e tomada de decisões. Pensando nisso, a DBS Digital preparou esse artigo para demonstrar as diferenças entre os sistemas On-Premise e Cloud.
Não é nenhuma surpresa que o modelo Cloud tenha crescido em popularidade, principalmente pela oferta de flexibilidade, economia de tempo, dinheiro e até o aumento de agilidade e escalabilidade. Por outro lado, o modelo On-Premise, foi a única opção para as organizações por um longo tempo. Além disso, o armazenamento local é confiável e permite que as empresas mantenham um nível de controle que a nuvem geralmente não possibilita.
Abaixo, seguem as principais diferenças entre os modelos mencionados.
Custo:
On-Premise: A implementação de um sistema On-Premise é feita por uma equipe de especialistas, que configura o software diretamente no servidor principal da empresa, que normalmente é interligado a todos os demais dispositivos. Neste modelo, as empresas são responsáveis pelos custos contínuos de hardware de servidor, licenças de software, consumo de energia e espaço físico.
Cloud: As empresas que optam por usar um modelo Cloud, só pagam pelos recursos que usam, sem nenhum dos custos de manutenção e conservação, e o preço se ajusta para cima ou para baixo dependendo de quanto é consumido.
Acessibilidade:
On-Premise: só permite o acesso aos dados se o dispositivo (computador) estiver devidamente configurado e interligado ao servidor principal.
Cloud: o acesso é feito por meio de sites, portais ou aplicativos, necessitando de uma internet de boa qualidade. Por ser totalmente online, o acesso as informações podem ser feitas em qualquer lugar e a qualquer momento.
Armazenamento:
On-Premise: ao fazer a implementação deste modelo, a empresa contrata inicialmente uma quantidade de espaço específica para a necessidade do momento, porém esta necessidade pode mudar e o espaço se tornar insuficiente. Neste caso é necessário comprar mais softwares e hardwares.
Cloud: ao implementar um sistema Cloud, a contratante pode solicitar tanto o aumento da quantidade de armazenamento quanto a diminuição. Desta forma, tendo maior flexibilidade.
Conclusão:
Com tantas diferenças entre as organizações e as novas tecnologias trazidas pela transformação digital, definitivamente não existe uma solução única para todos. A chave é procurar uma solução que ajude sua empresa a economizar custos e aumentar a eficiência. Por isso, é importante lembrar que, seja qual for o modelo escolhido, qualquer uma das soluções, são ferramentas essenciais para a otimização da rotina de trabalho e para a tomada de decisões estratégicas. As vantagens vão desde um ambiente mais seguro para guardar os dados da companhia até a possibilidade de gerar relatórios mais completos, com as informações de todos os setores compiladas.