A rápida evolução da tecnologia nos últimos anos vem trazendo inovações em todas as áreas de conhecimento humano. Essa aceleração deriva da convergência e recombinação de emergentes tecnologias, tais como a computação em nuvem, mobilidade, inteligência artificial e o aprendizado de máquina.
Esta transformação digital propicia as ferramentas que permitem diferentes modelos e processos de negócio, resultando em novos produtos, serviços e estruturas organizacionais.
O RH tem um papel fundamental neste contexto para criar experiências humanas no local trabalho à medida que as organizações usam cada vez mais tecnologia, buscando o alinhamento das pessoas com a estratégia de negócios e cultivando uma cultura de inovação onde os funcionários possam se concentrar na transformação do negócio.
Muito tem sido feito dentro das áreas de RH para criar estas experiências, desde o uso de inteligência artificial nos processos de seleção para identificar a compatibilidade de perfis até análises preditivas relacionadas ao risco de perda de talentos. Porém a integração dos diversos processos que compõem as relações dos colaboradores entre si e com a empresa não são tão concretas, pois existe uma variedade de soluções e sistemas envolvidos em todas as interações que geram uma enorme segmentação de processos e das próprias informações em si, o que torna o acesso de forma holística mais difícil e complicada para todos os envolvidos.
Vale lembrar que diversas são as jornadas de um colaborador desde sua atração até sua aposentadoria ou desligamento, passando por contratação de metas, treinamento e desenvolvimento, eventos da vida, gestão da carreira, elegibilidade em benefícios, voluntariado e mentoria, entre tantas outras. Além disso a relação de trabalho é um dos processos empresariais mais regulamentados que existem e que podem causar custos expressivos em caso de não cumprimento ou cumprimento errôneo das exigências fiscais.
Neste cenário, conversando com líderes de RH de diversos segmentos e analisando as soluções de mercado, observa-se que o caminho de adoção de soluções de gestão de pessoas em nuvem de forma integrada a soluções locais de pagadoria busca atender as principais demandas de interações discutidas até agora, quais sejam:
· Experiência do colaborador e seu papel na transformação digital da empresa
· Atendimento legal e fiscal
Com esta arquitetura temos de um lado as soluções de folha de pagamento com foco na “matrícula” do colaborador, sendo que cuidar desta relação de trabalho não é uma tarefa simples. Está relacionada tanto as obrigações legais e fiscais de cada região, bem como aos acordos sindicais de cada categoria. Exigindo um nível de especialização regional eficiente, além de um acompanhamento contínuo que monitore as mudanças legais e as incorpore na solução com a velocidade adequada as necessidades do processo.
Em muitas interações do colaborador há impacto no cálculo de todos os proventos, descontos e encargos de cada relação de trabalho. Diversas movimentações precisam ser refletidas na contabilização e terem informações enviadas ao eSocial.
Na outra ponta desta arquitetura temos as soluções de gestão de pessoas sendo ofertadas em SaaS (software como serviço) para promover os aspectos intrínsecos à transformação digital. Isso é possível pois as soluções HCM Cloud se baseiam nas tecnologias emergentes para oferecerem suporte às demandas de negócio em constante mudança, uma vez que permitem:
· Habilitação digital (após a subscrição os ambientes ficam disponíveis em horas e não mais em semanas como ocorre no formato tradicional de licenciamento)
· Acesso móvel (acesso de qualquer lugar e por diferentes dispositivos conectados)
· Atualização Periódica (No SaaS as soluções são atualizadas periodicamente – a cada 3 meses em média – oferecendo inovações para adequação rápida as constantes mudanças do mercado e incorporando tecnologias emergentes)
· Escalabidade (os recursos de computação contratados são elásticos, podendo ser incrementados ou diminuídos conforme demanda)
Para as empresas é fundamental que os colaboradores percebam esta oferta de funcionalidades modernas cobrindo de ponta a ponta todas as suas interações.
Assim as soluções HCM (Human Capital Management) em Cloud devem cobrir todo este ciclo, abrangendo o planejamento da força de trabalho, o processo de atração de talentos, remuneração, metas e desempenhos, desenvolvimento de carreira, sucessão, aprendizagem e etc.
Em relação ao desafio técnico das integrações entre as soluções de gestão de pessoas e folha de pagamento já houve uma considerável quantidade de implantações com as principais soluções de mercado, o que trouxe um elevado grau de maturidade para este processo que garante a integridade dos dados e transações para efetivo cálculo e apuração das obrigações fiscais e contábeis da folha de pagamento. No processo de adoção desta arquitetura esta integração deve ser discutida desde o início dos trabalhos.
Outro fator muito importante no processo de adoção de uma solução HCM Cloud é a abordagem de adoção conhecida como “Solution Driven”. Esta abordagem é recomendada para soluções em nuvem para que os benefícios da rápida adoção com base em processos definidos na própria solução e da atualização constante sejam plenamente usufruídos.
Algumas características dessa abordagem são:
- Modelos de processos de negócios (ou fluxos de negócios) baseados nas modernas práticas incluída nas funcionalidades
- Uma base com valores de configuração pré-determinados que permitem que o estabelecimento rápido de uma instância com o propósito de familiarização com a solução
- Scripts de demonstração/teste predefinidos em uma base com configuração predefinida para demonstrar as funcionalidades do escopo
- Funções distintas predefinidas com funções, deveres e matriz de responsabilidade
- Relatórios e consultas incorporados
Como consideração final vale lembrar que com a adoção de uma solução HCM Cloud com as tecnologias emergentes onde faz sentido e agrega valor coloca o RH como protagonista na transformação digital. Ao disponibilizar funcionalidades aos colaboradores com a capacidade de acessar informações e realizar transações a qualquer hora, em qualquer lugar e por qualquer dispositivo, o RH demonstra que a estratégia de pessoas está alinhada com os requisitos de mercado e negócios em constante evolução, passando assim a mensagem ao colaborador que está apoiando o negócio nesse ritmo constante de mudanças em busca de evolução e melhores ofertas de produtos e serviços.